Como chegou até aqui?

sábado, novembro 25, 2006

pavilhão auricular ok go

Estes americanos de Chicago merecem estar aqui não pela música, que é bem fraquinha, mas pelos videos, que são qualquer coisinha.

A música que tocam é igual à de tantos outros: um rockzinho dispensável, repetitivo e repetitível, que não acrescenta nada de novo nem de bom a quem o ouve. O que deve ser meio caminho andado para se tornarem uma grande sensação, certamente.

Alguma sensação causam estes Ok Go com os seus videos, onde de facto, sejam eles seja quem for por eles, revelam uma criatividade assinalável.

Há algum tempo em diversos blogs, Here It Goes Again é uma paródia genial e um exercício literal. É claramente uma produção de orçamento curto, com um plástico mal esticado em fundo, iluminação deficiente e meia dezena de passadeiras de ginásio.

Com elas - as passadeiras -, a música deles esquece-se e, no limite, até faz algum sentido. Eles correm, claro, mas também saltitam, rastejam, gatinham e patinam até tornarem algo banal numa excelente coreografia que nos faz aguentar até ao fim os três minutos daquela dose de rockzinho.

A coisa está tão bem conseguida que, segundo o Blitz, Here It Goes Again é o video mais descarregado de sempre no Youtube, o que dá uma dimensão razoável da sua popularidade.

Mas os videos dos Ok Go não se limitam a passadeiras de ginásio.

Uma visita pelo site oficial permite conhecer outras boas ideias para vender música.

Em Do What You Want, truques de câmara fazem com que o espectador siga a actuação do grupo como se de um microfone ou uma guitarra se tratasse - o que é interessante, mas pode ter efeitos secundários para quem sofra de enjoos com facilidade.

Recuperando a linguagem de um video antigo de Fat Boy Slim, os Ok Go também aplicaram a destruição à sua música - a auto-crítica é sempre uma prática de louvar.

Invincible divide a imagem a meio: do lado direito tocam eles, do lado esquerdo experimentam explosivos em alvos como garrafas de champanhe, uma pilha de papel higiénico, móveis, electrodomésticos ou um dispensador de pastilhas. Um dispensador de pastilhas, quem diria.

Sem comentários: