Como chegou até aqui?

segunda-feira, janeiro 29, 2007

pop of the tops chapéus militares e militarizados da américa do sul

Em matéria de chapéus de forças da ordem e agentes da autoridade, a América do Sul é - como noutros continentes, aliás - terreno fértil.

Neste top foi bastante difícil - como noutros continentes, aliás - encontrar um critério para escalonar os diversos exemplares disponíveis.

A bizarria foi, por isso, a opção mais fácil. Mas, mesmo nesse capítulo - como noutros continentes, aliás -, a tarefa afigura-se árdua, como veremos.

A Guardia Nacional da Venezuela enverga algo parecido com um fole castanho cansado, encimado por um berloque reluzente semelhante a um alvo. Deve ser difícil ser multado por alguém que utilize tal coisa. Portanto, para a Guarda National, o primeiro lugar.

Para segundo, a escolha recaiu na cobertura utilizada pelos generais dos Carabineros do Chile. Com um senhor frontespício, é um espécime que impõe respeito, tanto mais que apenso apresenta - como noutros continentes, aliás - um - vamos chamar-lhe assim - emblema inspirado em verduras e armamento. Nota alta também para a inclinação da superfície superior do dito.

O modelo tem diversos seguidores na América do Sul - como noutros continentes, aliás -, visto que também a Policia Nacional do Paraguai, a Guardia Nacional da Bolívia ou a Policia Nacional do Peru alinham pela mesma moda. Um grande abraço solidário para Carabineros e quejandos que têm de andar com isto na cabeça.

Na Guiana Francesa, os agentes da autoridade protegem a cabeça com algo parecido com uma enorme caixa de Cammenbert. O modelo da Gendarmerie Departementale não é de todo original - como noutros continentes, aliás -, sendo inspirado no seu homólogo francês - o ministério da administração interna gaulesa assim o obriga, certamente. Terceiro lugar.

Quarto lugar para o chapéu da Guardia Civil do Peru, que se apresenta ao cidadão com algo na cabeça que faria muitas omoletas fracassadas roer-se de inveja.

A fechar os cinco mais deste top, um modelo mais formal dos Carabineros da Colômbia, que, como tal - como noutros continentes, aliás - sofre de alguma rigidez no corte, antevendo-se algo desconfortável o seu uso.

Sem comentários: