Como chegou até aqui?

quarta-feira, abril 30, 2008

alucinário notas norueguesas

Há mistérios insondáveis num país alguns quilómetros a norte daqui. Apesar deles (ou será por eles?) , é um sítio adorável:

- No aeroporto de Oslo há marcadores electrónicos nas casas-de-banho que fazem a contagem decrescente do tempo até à próxima limpeza (a que usei devia estar no período de descontos, porque o zero piscava freneticamente);
- O norueguês é uma língua estranha: é um misto de inglês, alemão e espinhas de salmão, visualmente aparenta ser composta por sílabas soltas e peças avulso de um serviço de chá moderno, falada parece japonês ao contrário no interrogativo.
- O norueguês e a norueguesa também têm as suas particularidades (falar aquela língua tem seguramente um preço): recebem quem vem de fora sem qualquer vestígio de curiosidade ou traço de animosidade, mas quando nos dirigimos a eles, a maioria revela-se criaturas solícitas de sorrisos transbordantes;
- Um cappuccino de segunda custa qualquer coisa como 3,5 euros no centro de Stavanger - e temos de o ir buscar ao balcão, enquanto o açúcar e as colheres estão no outro extremo da sala;
- A julgar pelo domicílio utilizado, aspiradores são objecto raro ou talvez mesmo desconhecido por lá;
- Os auscultadores que lá se usam na rua são todos iguais, com design levemente soviético;
- Os finalistas do ensino secundário vestem uma espécie de fato de pilotar karts ridículo e com inscrições manuscritas, uns vermelhos, outros azuis;
- Segundo informações de nativos, o pequeno-almoço típico é café a acompanhar uma sandes de pão escuro, mista com alface e abundante pimento. O almoço não é muito diferente, mas quase todos são elegantes;
- A maior parte das lojas fecha às 17 horas, os centros comerciais encerram, sem apelo, às 20. Apesar disso, ninguém se queixa, o desemprego é zero e há imensos imigrantes das mais diversas cores e feitios;
- Em Stavanger quase toda a gente se faz acompanhar de um carrinho de bebé e grande parte deles transporta a criança e tudo;
- As garrafas de água Imstal são de uma elegância de fazer inveja a muito escultor encartado;
- 1,5 euros é quanto custa um litro de gasóleo norueguês;
- "Raios" em norueguês é "pokker";
- Tenho dúvidas sobre qual o caractere norueguês preferido: å ou ø;
- Os cemitérios são mais atractivos do que alguns dos parques das cidades portugueses;
- Há uma certa fixação pelo branco, nas casas, nas roupas, nas peles, nos dentes;
- A partir da uma da manhã não se vendem bebidas alcoólicas com mais de 20º (mas, antes disso, muitos deles acumulam quantidades consideráveis no corpo, não vá ser preciso desinfectar com urgência qualquer hemorragia interna);
- Os jornais são todos agrafados e custam, em média, dois euros;
- A televisão transmite jogos de futebol feminino ao domingo à tarde;
- Não há churrasqueiras, mas dois peitos de frango custam no supermercado o equivalente a dois euros e pouco;
- Outros preços: costeletas, 3,7 euros/kg; trotinete, 25 euros; maçãs, 1,2 euros/kg; picanha do Uruguai, 31 euros/kg; GPS, 276 euros; botins, 30 euros; bola de andebol, 38 euros; micro-ondas, 81 euros; Ipod Nano 4 GB, 137 euros; Nikon D60, 477 euros; Fiat 500, 21.100 euros.

segunda-feira, abril 21, 2008

a quintessência descontinuada por uma semana

Esta semana não há a quintessência devido a compromissos ortopédicos de Alexandre Louro num país fora do espaço Schengen onde procurará, sagaz, documentar-se sobre a avifauna endógena e exógena - não necessariamente por esta ordem.

Em jeito de compensação, e embora sendo comummente reconhecido que a falta do viperino comentário cordon bleu de Renato Carreira se trata de perda irreparável para grande parte de vós (e de nós), fica a letra de Nel Blu Dipinto Di Blu, bem como o vídeo
de Domenico Modugno acompanhado por uma big band cuja identidade não foi possível apurar. Um momento, em si mesmo, de quintessência.



Penso che sogno così
non ritorni mai più,
mi dipingevo le mani
e la faccia di blu,
poi d'improvviso venivo
dal vento rapito,
e incominciavo a volare
nel cielo infinito.

Volare ho ho
cantare ho ho hoho,
nel blu dipinto di blu,
felice di stare lassù,
e volavo volavo
felice più in alto del sole
ed ancora più sù,
mentre il mondo
pian piano spariva laggiù,
una musica dolce suonava
soltanto per me.

Volare ho ho
cantare ho ho hoho
nel blu dipinto di blu
felice di stare lassù.

Ma tutti i sogni
nell'alba svaniscon perchè,
quando tramonta la luna
li porta con se,
ma io continuo a sognare
negl'occhi tuoi belli,
che sono blu come il un cielo
trapunto di stelle.

Volare ho ho
cantare ho ho hoho,
nel blu degl'occhi tuoi blu,
felice di stare qua giù,
e continuo a volare felice
più in alto del sole
ed ancora più su,
mentre il mondo
pian piano scompare
negl'occhi tuoi blu,
la tua voce è una musica
dolce che suona per me.

Volare ho ho
cantare ho ho hoho
nel blu degl'occhi tuoi blu,
felice di stare qua giù,
nel blu degl'occhi tuoi blu,
felice di stare qua giù
con te..
eu é que sou o óscar de la renta noruega

antes de o.d.l.r----------------------------------------------------------depois de o.d.l.r.

sábado, abril 19, 2008

a quintessência renato carreira

Para onde vai este país? Será Renato Carreira o pastor ímpio de um rebanho mal alimentado? diospirojoyeux é um blogue com artrite? Três perguntas como estas seguidas dão direito a um livre directo em jeito de canto mais curto? Esta a quintessência não traz a resposta a estas nem a muitas outras perguntas. Mas, em compensação, não vem com a Pública ao domingo.

Mais uma semana desconcertante está a chegar ao fim: comecemos pelos
reflexos e tudo o resto da visita do Papa aos EUA...
Fiquei sem perceber se houve bacanal pedófilo para celebrar a visita pontifícia ou se tiveram de se conter por causa das más línguas.

E a vitória de Berlusconi em Itália? Será da água que eles bebem por lá?
De acordo com a minha teoria, a memória dos italianos dura, no máximo, oito meses.

Outra curiosidade que se arrastou a semana toda foi em torno do "salvador" do Boavista que, com o seu ar de organista de casamentos, promete milhões.
O Boavista também tem um Berardo? E tem museu de arte, ao menos? E pronúncia estranha? E veste-se sempre com a mesma roupa assim à pessoa fina e vanguardista? Então não tem o mesmo valor.

Claro que com isto tudo o PSD tinha de dar o seu melhor para garantir algum mediatismo e vai daí pediu a Rui Gomes da Silva para lançar o folhetim Câncio. O que achou do argumento?
Mas afinal ela come oficialmente o Sócrates ou não? É que os rumores não bastam. Tem de haver uma confirmação oficial. De preferência com fotografias. Ou vídeos.

A verdade é que o que fez o mundo abanar foi a revelação de que os suplementos vitamínicos final não prolongam a vida. O que será de nós?
Vamos todos ter de voltar ao óleo de fígado de bacalhau.

Por estes dias também se discutiu o divórcio e a lei que o regula. Inclusivamente, aborreceram os nossos deputados com a questão. Qual é a solução ideal?
Substituir o divórcio por uma espécie de dança das cadeiras matrimonial. Quando um casal se desentende, cada cônjuge será intercambiado com o casal desavindo que se seguir na lista.

Na área da natalidade, foi a barriga da nova Ministra da Defesa de Espanha que passou revista às tropas que esteve na ordem do dia. O assunto (ou a imagem) foi muito comentado. O que revela isto? Algum fetiche bizarro?
Depende. Pode não revelar nada. A não ser que o objectivo da revista fosse encontrar o pai do rebento.

Já que falamos de fetiches, há explicação racional para a vitória do Sporting sobre o Benfica naqueles termos?
Há pois. Mas não sem recurso a palavrões.

Não me ocorre nada mais, mas suspeito que aconteceu algo além de tudo isto. Faço mea culpa. Mea culpa. Pronto, já fiz. Escolha um facto avulso dos últimos dias que seja da sua preferência ou mereça um comentário.
Na terça-feira, preparava-me para o meu banho quinzenal e só percebi tarde demais que não havia água quente. Pergunto: para onde vai este país?

quarta-feira, abril 16, 2008

alucinário last century bond saved my life #1

Thunderball (1965):

Bond» That gun, looks more fitting for a woman.
Emilio Largo» You know much about guns, Mr. Bond?
Bond» No, I know a little bit about women.


segunda-feira, abril 14, 2008

há coisas que ninguém fotografava

sopa de beringela nunca mais; nem cebola semi-crua; robert de niro; goodies de chocolate preto; mais "avenida paulista", por favor; e bbc2.

sábado, abril 12, 2008

a quintessência renato carreira

Na semana em que começou a desova das enguias, Renato Carreira e um grupo de comedores de pipocas existenciais lançaram um site sobre cinema, fila-jota.com. Depois de meses a abrir aqui, n'a quintessência, os alçapões do nosso entendimento à verdade para além dos factos, Renato Carreira (e companhia) não simplesmente escreve sobre filmes, mas também os organiza em directórios de homérica inspiração como Fitas para Partir o Coração ou Filmes de Temática Bíblica para Acompanhar as Amêndoas. Após lerem a quintessência, têm beneplácito para passarem por lá.

Como viveu esta semana, que marcou o início da época de desova das enguias?
Foi uma semana que escorregou de forma pronta e vagamente viscosa.

Esta semana também, a Igreja mostrou-se disposta a dialogar com Maçonaria em nome do bem de Portugal. Isto não é nada bom para nós, pois não?
Ensina-nos a experiência que, sempre que pessoas de túnica dialogam com pessoas que usam aventais sem motivo, nada de bom poderá resultar do processo.

Está solidário com os protestos em torno da detenção de Mário Machado, líder dos Portugal Hammerskins, cujo julgamento, que começou esta semana, é visto por certos sectores como tendo "fins políticos"?
Não estou. Os atrasados mentais abundam neste país, mas não se sabe o que trará o futuro e nunca é cedo demais para iniciar um programa de reprodução em cativeiro.

A natureza tem desígnios estranhos: no fim-de-semana, dois homens ficaram feridos num tiroteio na Sociedade Columbófila de Leiria...
Percebo onde queres chegar, mas duvido que as penas das asas permitam segurar armas de fogo. Os culpados terão de ser outros.

Pimenta Machado, o homem que há anos disse que no futebol português "o que hoje é verdade, amanhã é mentira", afirmou terça-feira que "o futebol português é uma mentira". Quarta-feira passou a ser verdade? E em que movimento filosófico se pode enquadrar Pimenta Machado?
Precisamente. Pimenta Machado é uma mistura de Kant, Hegel, Feuerbach e Pinto da Costa (antes de aprender a camuflar as bufas).

O que lhe suscita o encontro entre os GNR e a Banda Sinfónica da GNR, que terá lugar em concerto dia 18?
Espero que os rockeiros toquem aquele clássico que reza assim: "Vem ser um gordo da GNR."

Ângelo Correia disse esta semana estar arrependido de ter voltado à política activa. O que dirá a política activa?
Não sei. Mas que raio será a política passiva? Terá a ver com aquela velha distinção entre "quem dá" e "quem leva"?

Peço uma sugestão para início de novo obituário do Sporting, agora na Taça UEFA.
Já alguém se lembrou de "E Tudo o Bento Levou"?

A TVI vai apostar no "jornalismo do cidadão", prometendo tornar cidadãos em jornalistas. Para quando a transformação da TVI num canal de televisão?
Não será tão cedo. Tenho alguma curiosidade. Já conseguiram transformar tanta coisa diferente em jornalistas e gostaria de ver como se sairão deste novo desafio.

Acredita na existência de vida no novo sistema planetário encontrado, que orbita a estrela OGLE-2006-BLG-109L e está cinco mil anos-luz de nós?
Não só acredito como tenho factos científicos que o provam. O mais perturbante é que as criaturas inteligentes que habitam o sistema planetário em questão baptizaram o nosso como "cambada de parvos".

sexta-feira, abril 11, 2008

há coisas que ninguém fotografava

the return of imagophotoaffair; contagem decrescente para a noruega nunca mais ser a mesma; nena ristic-ic-ic-ic-ic-ic-ic-ic-ic-ic; abaixo a má circulação; max magazine-ine-ine-ine-ine-ine-ine-ine-ine-ine; double blonde freak show; pãozinho meio sal.

domingo, abril 06, 2008

alucinário tinha de haver uma razão

Descobri há dias que a bossa nova nasceu há 50 anos a goles de cuba libre. É interessante quando a história confirma a partir do que bebemos a ideia que temos do que somos.

sábado, abril 05, 2008

ainda bem que me faz essa pergunta josé damião

Há mais de um ano que não havia ainda bem que me faz essa pergunta em diospirojoyeux e isso explica a manutenção do conflito israelo-palestiniano. Há mais de um ano, não é bem assim: este ainda bem que me faz essa pergunta está pronto desde Outubro de 2007 e só um misto de concentrado de preguiça e xarope de peso da responsabilidade permitiu que ficasse a marinar até hoje. Que peso da responsabilidade? O de termos José Damião como convidado. Quem é José Damião? Bem, José Damião... Quem se atreve a perguntar tal coisa?

José Damião é tão-só project manager em inovação. Uma espécie de Mourinho das boas ideias, mas melhor, porque pratica judo, é jovem agricultor, percebe de vinhos, golfe e Access, fez rádio e páginas de internet, tem o curso de Economia, mantém um gosto raro por boa música e é melhor parar por aqui, caso contrário ainda fica a pensar que quero constituir família com ele.

Descendente do Marquês de Marialva, é um sedutor incorrigível (como revelam as suas perguntas) e corajoso o suficiente para ter aceite fazer as questões às respostas previamente formuladas de ainda bem que me faz essa pergunta, a única entrevista invertida do mercado. Eis o resultado:

José Damião» Acha que os novos spas dirigidos a públicos masculinos resultam da existência de mais homens preocupados com a sua imagem perante o público feminino ou é apenas uma criação do mercado para responder ao aumento do número de gays na capital - fala-se em pelo menos 50 por cento do "mercado"?
diospirojoyeux» Sim, sim, é a introdução de melhorias em produtos existentes com vista a obter vantagem competitiva e mais não sei quê. Mas, aqui entre nós, tenho para mim que é mais 60/40, senão menos.

José Damião» Segundo dados da União Europeia, o aumento das vendas de vinho, especialmente de gama alta, deve-se a uma melhoria contínua na produção, com reforço dos métodos tradicionais e controlos de qualidade apurada. Como produtor inovador concorda?
diospirojoyeux» Balelas. Nos dias de hoje a grande maioria dos vinhos tintos são vinificados pelo sistema de curtimenta, a temperaturas mais ou menos controladas, em recipientes de inox. Os vinhos brancos, de forma geral, não são estagiados. São vinificados com o objectivo de serem lançados jovens no circuito comercial.

José Damião» Como comenta a decisão de publicar as fotos e vídeos proibidos das campanhas Martini, rodadas em locais sagrados do Vaticano, em que o famoso Martini Man faz-se passar por um sacerdote? É mais um passo de liberalização da Igreja?
diospirojoyeux» Si è trattato di una decisione felice. C'è una novità importante.
Ma il problema comincia da molto prima.

José Damião» O que acha das fantasias recriadas nos anúncios, nomeadamente as que envolvem os padres e as famosas e sumarentas rodelas de laranja e limão?
diospirojoyeux» Particularmente, digo-lhe que não gosto muito de fazer isso. Deixa-me as mãos ásperas, a pele quebradiça e um ligeiro odor a farinheira. Mas tem compensações.

José Damião» Trocaria alguma vez o rosso pelo bianco?
diospirojoyeux» Erm... A que swing se refere?


José Damião»
O que acha do facto de cada vez mais casais apostarem na fidelidade eterna e virgindade até ao casamento, num momento em que as escolhas e oportunidades de novos conhecimentos sociais e novos estilos de vida proliferam no dia-a-dia?
diospirojoyeux» Isso é absolutamente antagónico, meu caro.

José Damião» Mas na sua vida pessoal, considera que a harmonia vem da manutenção dos rituais clássicos, nomeadamente no que toca à forma latina de expressar "o amor", nomeadamente na soberba versão de ajoelhar perante a amada?
diospirojoyeux» Já que fala nisso, também há aquela que se passa as duas pernas por trás do pescoço e depois... Esqueça, esqueça.

José Damião» Quantos anos, demorou a concluir a licenciatura em Coimbra?
diospirojoyeux» Rigorosamente, 17.

sexta-feira, abril 04, 2008

a quintessência renato carreira

Cartilagem é um tecido elástico e flexível, branco ou acinzentado, aderente às superfícies articulares dos ossos. É frequentemente encontrado também na orelha e no nariz. Mas isto não é uma cartilagem, é a quintessência, com perguntas brancas ou acinzentadas de Alexandre Louro e respostas elásticas e flexíveis de Renato Carreira:

Antes de tudo o mais: o que se passou com Jaime Gama? O que explica os elogios a Jardim?

Uma ardente paixão homossexual. Não pode haver outra explicação. Se foi consumada ou não, não me cabe dizer.

Outra notícia tragico-cómica da semana foi a revelação de que o presidente da FIA - Federação Internacional do Automóvel, Max Mosley, participou numa orgia sadomasoquista em ambiente de campo de concentração nazi...

Costumava dizer que o desporto automóvel perdeu emoção em anos recentes com a longa hegemonia de Schumacher na Fórmula 1 e o cancelamento do Lisboa-Dakar. Sou forçado a mudar de ideias e aguardar pela transmissão televisiva desta inovação saborosa. Orgias sadomasoquistas nazis... Uau.

José Mourinho vai ou não treinar o Inter de Milão?

Não. Vai treinar o Sacavenense. A ida a Milão foi só para não alarmar o Olivais e Moscavide.

Luís Filipe Menezes só sai do PSD "à bomba", com alvitrou esta semana Pacheco Pereira?

O José Esteves já saiu do hospital?

Ricardo Palacin é um bom director para o Canal Benfica? E o que espera que seja o Canal Benfica?

Espero que seja igual à TVI em popularidade e talvez com Eusébio como apresentador de uma versão benfiquista do "Você na TV". Mas ligeiramente menos efeminado do que o original.

A esfregona fez 50 anos esta semana. Era a efeméride que faltava?

A Teresa Guilherme só tem 50 anos? Está bem conservada.

Jorge Coelho vai fazer falta na Quadratura do Círculo?

Vai. A Quadratura do Triângulo não terá a mesma graça. E não quero ver o Pacheco Pereira a chorar como uma menina barbuda.

Como vai ser a vida de Mugabe, depois de perder a maioria parlamentar nas eleições legislativas do Zimbabue?

Cheira-me que será mais ou menos igual.

Portugal continua sem reconhecer a independência do Kosovo. Faz bem ou mal?

E o Kosovo já nos mandou um cartão de visita e esperou o nosso convite para vir tomar chá e bolinhos? Somos um país que segue a etiqueta tradicional, pois então.

Concorda com a localização da terceira travessia sobre o Tejo?

Concordo. Já que a minha proposta de construir uma travessia entre Vila Velha de Ródão e Nisa foi rejeitada.

quarta-feira, abril 02, 2008

alucinário franjas

Meninas, a franja que agora tapa vossas testas, ofusca nossas mentes e obstrui-nos o discernimento não vos fica nada mal, mas façamos justiça: ela foi descoberta por Louise Brooks nos 20's (com assinalável obsessão geométrica), acentuou o sex-appeal de Penelope Tree e Jane Birkin nos 60's e, há coisa de 12 anos, vendeu muitos discos a Suzanne Vega.