Como chegou até aqui?
domingo, abril 29, 2007
Sabia que existia, mas nunca tinha visto o Campeonato Nacional da Língua Portuguesa. Hoje foi a final da segunda edição ou coisa parecida e fiz a fineza de assistir pela televisão. Se continuar a ser apresentado pela fulgurante Bárbara Guimarães, não perco mais nenhum.
Foi hilariante vê-la pedir ajuda ao júri para ler "caie" numa pergunta ou dizer o sufixo "-ice" em inglês noutra.
Isto e muito mais, enquanto mandava envelopes para o chão e fazia conversa fiada, confortando um dos concorrentes dizendo-lhe que não fazia mal errar, porque as mulheres devem ter a primazia. Adoro mega-produções. Ou serão megaproducções?
quinta-feira, abril 26, 2007
A humidade em Lisboa atinge hoje os 63 por cento e o vento sopra de Nor-Noroeste, por isso impõe-se o comentário de Renato Inépcia Carreira a quase tudo o que agitou a semana.
Podia ter-se ido mais longe na cobertura à operação a Eusébio?
Podia pois. Podiam ter transmitido a cirurgia em directo e com comentários de Gabriel Alves. "Germano do Carmo, médico cirurgião. Calmo. Ponderado. Apostando mais em golpes rápidos do bisturi do que em incisões prolongadas. Bem presente a marca da escola cirúrgica belga em toda a sua postura como profissional da medicina. Belo."
E que tal os 25 anos de Pinto da Costa à frente do FCP?
Idem para a comemoração da efeméride. "Jorge Nuno Pinto da Costa, dirigente desportivo. Calmo. Ponderado. Apostando mais no telefonema rápido para a comissão de arbitragem do que na oferta de favores sexuais. Bem presente a marca Reinaldo Teles em toda a sua postura como profissional do dirigismo. Belo.
E a história de Mourinho escondido no cesto de roupa?
Engenhoso. Mas espero que a roupa estivesse suja. É difícil parecer-se especial quando se está submerso num oceano de equipamentos suados e sulfato de peúga.
Vislumbra o que será o CDS-PP, versão Portas 2.0?
Será muito parecido com o CDS-PP, versão Portas 1.0 mas as portas USB estarão mais oleadas para permitir uma junção menos dolorosa com os periféricos. (Não, não percebo que segundo sentido poderá isto ter.)
E em França, quem vai ganhar a segunda volta? Ségolène ou Sarkozy? E o que dizer de nomes como estes para a presidência de uma república?
De política não percebo muito. Mas sei quem preferia ver num concurso de t-shirt molhada. Quanto aos nomes, a República do Turquemenistão tem como presidente o senhor Gurbanguly Berdimuhammedov. Daí para baixo vale tudo.
Que elogio fúnebre se pode fazer a Boris Ieltsin?
Descanse em *hic!* paz.
Sociologicamente há conclusões a tirar de um país em que as pessoas saem à rua e há directos na televisão por causa da inauguração de um túnel?
Não tantas como de um país em que uma obra é inaugurada e fecha logo a seguir para obras.
De qualquer modo, parece ainda haver esperança para a civilização tal qual a conhecemos, já que esta semana foi anunciada a descoberta de Gliese 581c...
O que os astrónomos não revelaram é que o único canal que pode ser captado no planeta é a TVI. O que invalida qualquer hipótese de habitabilidade.
É justo o Governo da Florida retirar dos registos a acusação de atentado ao pudor feita a Jim Morrison em 1969, por alegadamente ter mostrado o pénis em palco?
É justo. O irmão do anterior governador do estado mostra a cara em público todos os dias e nunca ninguém o acusa de nada.
Viu Luciana Abreu no Dança Comigo? Tem pena?
Não vi. Mas gostava de alterar um pouco a questão. "Luciana Abreu? Tem pena?" Resposta: Sim, tenho muita pena.
Para terminar, surpreende-o a possível associação entre o vírus do herpes labial e a doença de Alzheimer, em estudos divulgados esta semana?
Por acaso surpreende. Sobretudo porque sempre se pensou que o herpes labial era uma maleita menor e ninguém lhe dava grande importância e agora... estávamos a falar de quê?
quinta-feira, abril 19, 2007
A sua capacidade de análise faz dele o filho que muitos nunca quiseram ter. Mais uma vez, Renato Carreira comenta os factos da semana que decorre - sempre contornáveis pela direita, esquerda, alguns deles até entornáveis.
Confesso que perdi o debate Portas-Ribeiro e Castro. Quem ganhou?
Só vi o resumo. Ganhou Portas com dois golos de João Moutinho.
Foi de alguma forma pressionado pelo gabinete do primeiro-ministro ou pelo próprio nos últimos dias?
Não. E quem insinuar que o primeiro-ministro me tocou de formas impróprias mente.
30 de Maio é um bom dia para a Greve Geral?
Então não era hoje? Ora bolas. Pensava que sim. Agora também já é tarde para começar a fazer alguma coisa produtiva. O meu espírito contestatário sindical está activo demais.
Que análise faz à detenção de diversas criaturas da extrema direita pela PJ, dias antes de uma conferência internacional promovida em Portugal pelo PNR?
Não terá sido na melhor altura. O Jardim Zoológico precisa de tempo para construir instalações adequadas a receber novos espécimes que garantam condições de vida semelhantes às do seu habitat natural (ou seja, que lhes permitam passar o tempo a culpar os pretos pela falta de frescura da fruta e hortaliça servida às refeições).
E do harém de Berlusconi?
Pelos vistos, eram cinco raparigas. Cinco raparigas não é um harém. Quanto muito seria um grupo de estudo.
Viu as "fotografias" de Pinto da Costa na Nova Gente?
Confesso que não vi. As últimas fotografias que vi de Pinto da Costa numa revista mostravam-no em criança, vestido de marinheiro, puxando uma puta atrás de si com um cordelinho.
Parece certa a escolha da Polónia e da Ucrânia para organizarem o Euro 2012?
Parece. E percebo a lógica por trás da decisão. A Polónia organiza o Euro e a Ucrânia fornece a mão-de-obra para construção dos novos estádios.
Surpreendentemente, Pina Moura saiu do Parlamento e foi para a Media Capital...
Quantos cargos diferentes é que Pina Moura já tem? E quererá isto dizer que a TVI terá uma evolução qualitativa na programação semelhante à da economia portuguesa no período em que foi ministro?
Se vivesse nos Estados Unidos da América, deixava o seu filho ir à escola?
Deixava. Bem armado e com colete à prova de bala mas deixava. E até acho que, em Portugal, aquelas disciplinas absurdas como a Educação Física, os Trabalhos Manuais ou mesmo a Matemática deveriam ser substituídas por algumas horas semanais de tiro livre.
E a febre em torno de Lewis Hamilton?
É uma fraude! Nunca te esqueceremos Nigel Mansell!
terça-feira, abril 17, 2007
segunda-feira, abril 16, 2007
quinta-feira, abril 12, 2007
Numa semana em que, pelo sim pelo não, é melhor levar o certificado de habilitações consigo quando sair de casa, eis o comentário dos factos por Renato Carreira.
Balanço da entrevista de José Sócrates à RTP?
Bonito cenário. Fazia o estúdio parecer muito amplo.
Balanço da entrevista de José Alberto Carvalho e Maria Flôr Pedroso a José Sócrates?
O José Alberto disse "ter completo" em vez de "ter completado." E Maria Flôr parece um repolho.
Balanço dos balanços à entrevista?
Acho que, no primeiro, deveria ter aludido de forma jocosa ao conteúdo da entrevista sem usar o subterfúgio fácil de comentar a decoração. No segundo, deveria ter sido menos mesquinho tanto a nível gramatical como a nível estético.
Quase tão pacíficas foram as eleições em Timor-Leste. Uma surpresa?
Não simpatizo com timorenses. São apáticos, indecifráveis, beatos e puxam das catanas ou das kalashnikov com facilidade assustadora. (Com este comentário pretendo inaugurar um novo ciclo em que os naturais de todas as ex-colónias serão alvo de desconfiança xenófoba idêntica. Afinal, um timorense não é mais do que um são-tomense, agora que se lhes acabou o estado de graça.)
Sem revoluções, Odete Santos, deputada eleita pelo PCP, abandonou a Assembleia da República... Saudades?
Não. Estou a par dos seus planos. Percebeu finalmente que, depois da eleição de Salazar como maior português de sempre, só a constituição de uma milícia armada proletária salvará o país do fascismo. Avante camarada!
Tenta não se falar nele, mas é impossível: o que dizer da pneumonia de Luís Filipe Vieira?
Atchim.
E de Pinto da Costa, que finalmente viu restituídos os bens que Carolina Salgado alegamente lhe havia tentado surripiar?
O corta-unhas incluído? E os cigarros especiais para disfarçar peidos?
Como é que La Féria recebe a Medalha de Mérito Municipal de Lisboa?
Consta que terá ameaçado Carmona Rodrigues de se inspirar nele para fazer Bragaparques, o musical.
Por falar em filmes, quem será o realizador indicado para pegar no argumento daquele assalto/anedota em Miami?
Um realizador de filmes porno. Uma vez que o protagonista do assalto só poderá ser interpretado por Ron Jeremy. A semelhança física é incontornável.
É favorável ao "cartel do gás"?
Já falámos do Pinto da Costa. Não vale a pena estar sempre a bater no ceguinho.
O que dizer da proposta de Le Pen para as mulheres evitarem o aborto - a masturbação?
O Le Pen é um traste. Agora peço desculpa mas tenho de reflectir um pouco sobre o tema "as mulheres e a masturbação".
Como vamos fazer se se confirmar o fim do mito de D. Sebastião?
Será uma pena. Se ainda existem pessoas esperando o regresso de alguém que terá desaparecido há mais de 400 anos, merecem todo o nosso apoio e carinho.
quarta-feira, abril 11, 2007
A ser verdade que o Público foi condenado (a pagar 75 mil euros) pelo Supremo Tribunal de Justiça (STJ) por prejudicar o bom-nome do Sporting ao publicar uma notícia verdadeira sobre uma dívida do clube ao Estado, o STJ devia condenar-se a si mesmo por atentado ao seu próprio bom-nome.
domingo, abril 08, 2007
Nota prévia: este pop of the tops é da responsabilidade da Air Transport Users Council, a associação de defesa de consumidores da aviação que fez um ranking das companhias aéreas que mais malas extraviam.
Não há grandes considerações a fazer, a não ser recomentar que, pelo sim pelo não, se leve uma muda de roupa na bagagem de mão caso viaje na British Airways, TAP ou Lufthansa, que encabeçam a lista das mais extraviadoras.
Realce para o bom desempenho da TAP neste particular, mantendo Portugal no pelotão da frente destas estatísticas em que ninguém gosta de constar.
Refira-se ainda que o primeiro lugar está perto. Por cada mil passageiros, a TAP perde a bagagem de 21. Com um pouco mais de esforço, será possível fazer melhor que a British Airways, que perde 23 malas em cada mil.
Como curiosidade, diga-se ainda que na Europa quem perde menos bagagem é - imagine-se - a Air Malta: 4,4 malas por cada mil clientes.
quinta-feira, abril 05, 2007
Esta é a 14ª semana do ano. Dói, mas é a verdade e quem não sabia passou a saber. O resto é com Renato Carreira.
Esta semana está a ser fraquinha, não está?
Está. Mas lá para sexta, o Valentim vai fazer uma cena de ciúmes ao Jorge Nuno em directo para a televisão, o PNR transformar-se-á de partido em colectividade recreativa e cultural e os espanhóis vão anexar Elvas só para fazer pirraça.
De quem é a culpa dos incidentes no Benfica - Porto?
Do Sporting. Claramente.
Luís Filipe Vieira foi suspenso por 40 dias. O que vai ser de nós?
De nós não sei mas o Benfica vai ter problemas. Não sei se o Fernando Santos tem alguém no plantel capaz de o substituir. Talvez o Miguelito.
E que tal aquele sangue que os cientistas estão prestes a conseguir...?
Hmmmm... que delícia... (pensei durante muito tempo em qual seria a resposta menos adequada a essa pergunta e concluí que seria esta).
E o recorde mundial (574,8 quilómeros por hora) do TGV francês?
Eu desconfiei quando vi imagens de um maquinista a aplicar injecções suspeitas na carruagem traseira.
A licenciatura de Sócrates continua a dar que falar. Agora até na Wikipédia é assunto. Onde é que isto vai chegar?
Acho que mais preocupante do que ter um primeiro-ministro que pode não ter concluído a licenciatura de forma regular é ter um primeiro-ministro que estudou na Universidade dos Trezentos.
É contra ou a favor da greve geral?
Depende. Há ou não há bifanas na manifestação?
E que tal a descoberta da identidade do Tubarão?
Como sou completamente alheio a essa questão telenovelesca, decidi ir ao Google procurar factos interessantes sobre tubarões que pudesse partilhar. Cá está um. Em cada ano, há mais mortes humanas provocadas por cães, veados e porcos do que por tubarões. E eu pergunto: porcos?!?!
António Ramos Rosa era o seu preferido ao Prémio Poesia APE/CTT?
Pois era. Ainda na semana passada estava a ler a poesia dele e, por acaso, pensei: "Epá, isto merecia um Prémio APE/CTT." Verdade verdadinha.
Hoje estreia 300. Prognósticos?
Será pedagógico. Muitos pensam que foram os Super Dragões que inventaram a violência gratuita. O filme mostra de forma clara que não é bem assim.
A consulta da edição do dia d'A Bola online passou a ser paga. Que consequências esperar?
Ler A Bola é um dever cívico. É o único jornal português que informa os cidadãos sobre o que verdadeiramente interessa. Todos devíamos ser assinantes por inerência e receber o jornal no conforto dos nossos lares. Tenho dito.
Finalmente, consegui ver ontem Scoop - pois, meses após a estreia, o preço que paga quem prefere viver confortavelmente na província. Podia escrever diversas coisas sobre aquele que é o melhor último filme de Wood Allen mas iria repetir o mesmo que outros, provavelmente fazendo-o pior. Por isso privo-vos e privo-me desse fastio.
Contudo, o encontro entre o humor sideral de Allen e a beleza quase obscena de Scarlett parece-me um combate justo e de vencedor incerto - além, claro, da goleada favorável ao espectador.
Já sobre Scarlett, custa-me entender como é que Scoop só recebeu a classificação para maiores de 13 anos, por conter "some sexual content". Qualquer filme com ela devia ter um conjunto de restrições bem mais alargado: doentes cardíacos, epilépticos, carentes afectivos, roedores de unhas, ejaculadores precoces, etc. Mesmo que ela use óculos de catequista.
domingo, abril 01, 2007
Em dia de Benfica - Porto, aqui ficam as prováveis equipas iniciais com os nomes mais improváveis:
- Benfica: Sampaio; Tomar, Moreira, Beraldo e Bastos; Teixeira; Konstantinos, Giorgios e Fonseca; Soares e Fabrizio.
- FC Porto: Arruda; Da Silva, Laveran, Regufe e Perdomo; Da Silva; Trindade, Marek e Oscar; Bernardo e Louzada.