Como chegou até aqui?

quinta-feira, janeiro 25, 2007

a quintessência renato carreira

Inventou um método revolucionário para impedir o pingo persistente nas torneiras e aos cinco anos escreveu "Os Maias", de Eça de Queiróis, além de que sofre de uma assumida fixação por meias de estilo. Mas não é por nada disso, nem sequer por ter sido visto a ser fotografado com um gelado de morango, banana e zabaglione à frente da cara, que a Renato Carreira foi lançado o convite para comentar às quintas-feiras os factos de cinco sétimos da semana.

Tão pouco pesou o incontornável pormenor de em tempos o autor do site mais feio e injustiçado de Portugal - Inépcia - ter sido entrevistado por diospirojoyeux. Recorde-se que então, há quatro anos, utilizou nas respostas 56 pontos finais. Melhor ainda: advoga a proibição de utilização de postas de peixe para fins de gratificação afectivo-sexual. Mas não, nada disso justifica este convite. Por alguma razão imperscrutável, aqui fica a primeira visão dos factos que a realidade nos dá por Renato Carreira - o homem, o mito, as meias, o comentador diospirojoyeux.


Comecemos por um facto que, não fazendo parte dos cinco sétimos da semana, é incontornável: sexta-feira, o imbeliscável Público noticiou a descoberta do Cyphochilus, o "besouro que espanta por ser tão branco"...

Pessoalmente, acho escandaloso que o flagelo da discriminação racial se estenda agora também ao mundo dos insectos. Porque não podemos viver todos em paz e fraternidade? Brancos e pretos, amarelos e vermelhos, besouros e centopeias, anémonas e rinocerontes? Deixo a questão no ar para quem conseguir encontrar uma resposta.

Já na Sérvia, o ultranacionalista Partido Radical foi o mais votado mas vai ficar fora do Governo. Surpreende-o este cenário?
Não me preocupa. Os sérvios são inofensivos (não são suficientemente castanhos para inspirar medo e muitos até têm olhos azuis). Devemos procurar o terror noutros países de culinária mais condimentada.

Num registo mais sério, o insuspeito Correio da Manhã publicou sábado uma notícia onde alertava para o facto de Elsa Raposo andar à procura de mulheres na internet. Um momento de reflexão para todos nós, homens?
Acho positivo. O lesbianismo garante que a senhora não continuará a engravidar de forma compulsiva. O mundo não precisa de mais crianças com traumas de infância.

Entretanto, soube-se que a China tem 900 mísseis apontados a Taiwan. Um destino a evitar ou até ao milhar não há muito a temer?
Até podiam ser 9000. A tecnologia balística chinesa é alimentada a pilhas e, se fossem disparados, os mísseis cairiam a meio do trajecto, espalhando pelo mar a carga letal de chop suey de gambas.

Sempre patusco, Cavaco Silva anunciou segunda-feira que vai comemorar o primeiro ano de mandato no Luxemburgo. Leitura nas entrelinhas?
A maior mais-valia de ter Cavaco como presidente é Maria Cavaco Silva, esse dínamo político. Creio que não vai desiludir os muitos admiradores que tem e, à semelhança do que fez na Índia com o Mahatma Gandhi, não evitará repetir em jeito de catatua amestrada a admiração por um luxemburguês célebre e consensual. Por exemplo, o antigo presidente da Comissão Europeia, Jacques Santer ou... Rosa... Luxemburgo... ou... o Sr. Luís Macedo, proprietário da única padaria de Ettelbruck que fabrica a genuína regueifa portuguesa. Até pode ser que aproveite a viagem para voltar a fazer confissões políticas embaraçosas (pode dizer, por exemplo, que é uma estalinista fervorosa). E também me parece positivo que a escolha tenha recaído sobre o Luxemburgo. Afinal, é a única colónia que nos resta.

No desporto nacional, António Fiúza foi suspenso por cinco meses e o Odivelas venceu o Mafra para a Taça...
Pois foi.

E Miccoli, está ou não com peso a mais?
Essas questões de peso são todas muito relativas. Por exemplo, dizer-se que o Fernando Mendes tem peso a mais e que é feio e irritante e ridículo e que tem um tom de voz insuportável e não diz coisa com coisa e é deprimente e... Peço desculpa. Qual era apergunta? Ah, o Miccoli. Bom, talvez o Miccoli devesse deixar de aceitar as encomendas de lasanha que a mãe lhe envia da Puglia.

"A vida que eu escolhi", de Tony Carreira, voltou ao primeiro lugar da tabela nacional de álbuns mais vendidos. Um choque?
Não. Quando os jornais revelarem que o segredo de Tony Carreira passa, parcialmente, pelo facto de ter duas pilas, aí sim teremos um choque como deve ser. (Mickael, o filho, não lhe herdou essa característica. As fãs que se acalmem. Tem só uma e meia.)

Por falar em choque, e para terminar esta primeira a quintessência, Luís Delgado culminou a sua coluna de segunda-feira no DN com um "Deus nos proteja...". O mundo está mesmo perigoso ou o referendo do aborto está perdido?
É sabido que, quando Luís Delgado diz "Deus nos proteja," o que quer dizer realmente é "Pedro Santana Lopes, amo-te muito e todas as noites sonho que te proporciono gratificação oral." Palavras para quê?

Sem comentários: