Como chegou até aqui?

quinta-feira, fevereiro 08, 2007

a quintessência renato carreira


Da ventura de Macau, que podia muito bem ter sido outra coisa, à Lei das Finanças Regionais, sem esquecer a gripe das aves e o primeiro transexual do Nepal, toda a frontalidade de calças vincadas de Renato Carreira, na análise do que passou desta semana.

Esta semana foi notícia que o filho do líder norte-coreano Kim Jong-Il vive num hotel de cinco estrelas em Macau. Que culpa temos nós disso?
Temos grandes responsabilidades. Sem a presença portuguesa, o mais provável seria que Macau nunca tivesse deixado de ser uma insignificante aldeola de pescadores e duvido que o Sr. Kim Júnior aceitasse dormir num barracão sobre uma pilha de redes por remendar.

Vem aí a gripe das aves?
Vem pois. Chega meia hora depois da pneumonia atípica e quarenta e cinco minutos depois da pandemia de Creutzfeldt-Jakob. Espero que nos chegue o tempo para contrair todas estas doenças tão interessantes.

E o referendo do aborto, vem aí?
Acho que é inevitável. A não ser que Jesus Cristo volte ao mundo para impedi-lo. E, se não o fizer, não será certamente por falta de pedidos.

Entretanto, nas páginas interiores, o Público noticiou num destes últimos dias que os pais portugueses têm pouca noção dos riscos da internet para as crianças. É mesmo assim?
"Conta-me o que tens vestido, miúdo. Gostas de espreitar as gravuras dos livros de anatomia? Anda cá..."

Marcante é ter sido notícia esta semana que o Nepal reconheceu oficialmente o seu primeiro transexual...
Há alguns anos atrás, nunca ninguém ouvia falar do Nepal na comunicação social. Até que um dia o príncipe herdeiro entrou no palácio com uma metralhadora e matou o rei e a família real toda, acabando por se suicidar no fim. E tudo porque não aprovaram a sua escolha de noiva. Pouco tempo depois, o novo rei foi fotografado na sua coroação com isto na cabeça: http://freepages.genealogy.rootsweb.com/~royalty/pix/gyanendra.jpg. O resto, incluindo essa história do transsexual, são só tentativas para se suplantarem em bizarria. Sem sucesso.

Público também foi que Alberto João Jardim deu 5 milhões de euros ao Jornal da Madeira em nome do pluralismo...
Tenho de ir ao dicionário ver o que quer dizer "pluralismo" antes de poder comentar.

Que dizer da subida de 30 por cento nos lucros dos maiores bancos privados?
Pode ser que seja desta que Mellos e Espírito Santos deixem de passar fome.

Uma leitura da vitória de Portugal sobre o Brasil em Londres.
É sempre inglório jogar contra o Brasil. Quando se perde, é óbvio e ninguém esperava outra coisa porque, afinal, jogou-se contra os deuses do futebol. Quando se ganha, claro que sim, afinal o treinador é brasileiro e um dos jogadores também. Mas pode sempre fazer-se este comentário: TOMA LÁ!

Quanto a livros, a semana ficou marcada por Rui Santos, com o lançamento do seu Estádio de choque.
Estou a poupar-me na leitura dos livros do Rui Santos para o que vai escrever a seguir. Chama-se "Sou tão feio e chato e só digo porcaria mas há quem me pague para fazer comentários."

Para fechar, um dichote sobre a promulgação da Lei das Finanças Regionais por Cavaco Silva?
Quando muito promulga Cavaco, acaba-se para Alberto o pataco.